Oi meus amores!
Já vou começar o post me desculpando… Eu nunca coloco uma receita sem foto, mas na correria de receber a família semana passada esqueci de fotografar. 😥
E como tem muita gente me pedindo essa receitinha de Molho de Alho Poró e Limão Siciliano, que mostrei no Snap enquanto estava fazendo, resolvi colocar mesmo assim para não deixar vocês na mão, tá?! Dai outro dia que eu fizer a mesma receita fotografo e atualizo com a foto. 😉
Bom, para quem não sabe, isso Alho Poró:
Vamos usar no molho apenas a parte mais clarinha, sendo que a parte mais verde, vamos lavar, cortar e congelar para quando precisar fazer um caldo caseiro para risoto, sopa, etc.
E esse aqui, é o Limão Siciliano, o mais lindo de todos os limões *-*
Devidas apresentações feitas, vamos para a receita:
Ingredientes para o Molho de Alho Poró e Limão Siciliano:
- 2 talos de Alho Poró (se for muito fininho precisa ser 3 ou 4)
- 2 Limões Sicilianos
- 1 pote de nata (300g) ou Creme de Leite fresco (500 ml) – ficam na parte de refrigerados no mercado
- 2 colheres generosas de manteiga
- Noz Moscada
- Sal
- Pimenta do reino (Opcional) – preferencialmente da branca
Como fazer o Molho de Alho Poró e Limão Siciliano:
- Corte fora a parte mais verde e a parte de baixo da raiz do alho poró. A parte mais branquinha do talo, corte ao meio, lave bem em água corrente, e corte em fatias bem fininhas, tipo meia lua.
- Com um ralador, faça raspinhas da casca do limão, sem ralar a parte branca junto, pois ela é amarga. Se estiver inseguro, veja aqui 3 formas de ralar a casca do limão.
- Esprema o suco do limão e passe por uma peneira para descartar as sementes.
- Em uma panela quente, derreta a manteiga e adicione o alho poró. Refogue até que esteja bem murchinho.
- Adicione a nata ou creme de leite fresco e ferva por alguns minutos, até encorpar o molho.
- Adicione o suco do limão e misture bem.
- Adicione sal, noz moscada e pimenta do reino. Prove e regule, caso necessário.
- Sirva com a massa de sua preferência e salpique as raspinhas do limão por cima para decorar e dar ainda mais sabor.
Dicas da Bru:
- O dia que fiz esse molho servi com um Risoni (macarrão em formato de arroz), e sinceramente não gostei nem um pouco. Quem gosta tudo bem, mas eu não indico não. Na minha opinião fica muito melhor em um Mini Penne ou Tagliatelle. Se você quiser, também pode misturar em arroz branco já cozido para ter um arroz cremoso.
- Você pode misturar para ter um arroz cremoso, mas eu prefiro, e optaria por fazer um risoto com os mesmos ingredientes, se fosse o caso 😉 Basta tirar a nata e seguir os passos do risoto que são sempre os mesmos. Aqui no blog tem muitas receitas de risoto, basta você ler uma delas e adaptar os passos aos ingredientes que você tem.
- Se for deixar o molho pronto bem antes da hora de servir, coloque o suco do limão só depois, na hora de servir, se não corre o risco de talhar o molho, que é a base de creme de leite.
- Se o molho ficar grosso demais, pode adicionar um pouquinho de leite ou água do cozimento do macarrão até dar o ponto ideal. Lembre-se sempre que basta esfriar um pouquinho ou misturar na massa para o molho secar, portanto sempre opte por deixar o molho um pouquinho mais fino.
- De você gostou dessa receita, provavelmente vai gostar também desse Penne ao Limone com Zest e Presunto Crú.
2 Responses
Olá, não posso consumir leite, gostaria de saber o que posso utilizar para substituir a nata?
Oi Kátia!
Poxa querida, eu não entendo nada de alimentação com restrição de lactose… Você pode tentar usar um creme de “leite” só que aqueles de arroz, ou algo assim, sabe?!
Mas não sei dizer como ele se comporta aquecendo /fervendo pois nunca experimentei, você teria que testar mesmo…
Bjs!