Minha cunhada faz esse lombo na cerveja preta que é maravilhoso! Liguei pra ela pedindo a receita, e ela disse que usa essa receita do Edu Guedes.
Fiz do meu jeitinho (e sem o abacaxi) e vou explicar pra vocês. E vou dizer que achei que ficou tão gostoso, que serve muito bem para um jantar de aniversário ou datas festivas, como Natal e Ano Novo.
Ingredientes:
- 1 lombo de 1,5 kg (usei o lombo copa/sobre paleta por ser menos seco, mas pode ser o lombo comum)
- 4 dentes de alho picados
- 4 galhos de alecrim
- 4 galhos de tomilho
- Sal
- Pimenta do reino
- Suco de 1 limão pequeno
- 1 xícara de vinho branco
- Azeite de oliva ou óleo
- 1 lata de cerveja preta Bohemia*
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 cebola grande bem picadinha
- 1 1/2 copo de água
Preparo:
- Na véspera, tempere o lombo com sal, pimenta do reino, limão, alho, alecrim, tomilho, vinho branco. Coloque em um saco bem fechado e deixe na geladeira de um dia para o outro, virando na metade do tempo.
- Retire o lombo e coe a marinada, descartando os temperos e reservando apenas o líquido.
- Na panela de pressão bem quente, doure o lombo de todos os lados (eu não coloco azeite, mas se quiser pode colocar um fio). Retire a carne da panela.
- Adicione um fio de azeite e doure a cebola.
- Volte a carne para a panela e adicione o líquido da marinada, a cerveja preta, a água e a farinha de trigo dissolvida** em um pouquinho de água.
- Cozinhe por 40 minutos na pressão.
- Abra e deixe cozinhar aberto mais alguns minutos, até que o caldo engrosse.
- Agora é só fatiar e servir! Eu fiz um purê de batatas para acompanhar, mas também fica uma delícia com arroz branco e uma farofinha!
* Da outra vez que fiz essa receita, usei uma cerveja preta dessas cervejas especiais, e não deu certo não… Ficou amargo demais, muito ruim! Tem que ser essa Bohemia mesmo que fica perfeito, ta?!
** A receita que usei como referência pede para empanar o lombo na farinha, mas eu acho que dessa maneira é preciso usar mais óleo para dourar a carne, já que a farinha gruda muito no fundo da panela, e a carne não fica tão douradinha. Como o objetivo desse trigo é engrossar o caldo, acho muito melhor colocar depois, junto com os líquidos. Se quiser pode ser amido (Maizena) também, ta?!