Esse Frango ao molho de vinho do Porto e Cogumelos deixou muita gente na vontade lá no Instagram! E é claro que vim aqui deixar a receita registrada tim tim por tim tim pra vocês!
Enquanto buscava uma receita de Coq Au Vin e assistia Julie & Julia (assistam! Tem no Netflix) fiquei com vontade de cozinhar esse frango apetitoso que apareceu rapidamente no filme e fui atrás de uma receita!
Como vocês perceberam pelo título, inspired pois como não tenho o livro da Julia Child para uma referência mais firme, digamos assim, fui juntando coisa aqui e coisa ali que encontrei na internet. Inclusive, encontrei mais referências em sites internacionais do que nacionais.
Por esse motivo, mesmo sem querer pode ser que eu tenha simplificado ou alterado coisa ou outra. Mas que saiu, e que ficou uma delícia…. Ahhh, acho que não preciso nem falar, né?!
Se você está procurando uma receita que não encontra em português, procure no Google a receita em inglês, entre no site, clique com o botão direito do mouse aperte em “traduzir página” e Voilà ! Para esse frango, por exemplo, digitei Julia Child Chicken Mushroom Cream Recipe – Recipe quer dizer Receita – e encontrei várias coisas! Até descobri que o nome do prato é na verdade Poulet au Porto! Hahaha
Ingredientes para Frango ao molho de vinho do Porto e Cogumelos:
- 2 partes inteiras de peito de frango sem pele, sem osso, e bem limpinho sem gordura.
- 150g de Cogumelos Paris ou Portobelo cortados em fatias grossas
- 1/2 cebola roxa (grande) picadinha o menor que conseguir
- 2 xícaras de creme de leite fresco (é a garrafinha que fica na parte refrigerada do mercado)
- 1/4 de xícara de conhaque
- 1 xícara não muito cheia de vinho do Porto
- Suco de 1/2 limão siliciano
- Pimenta do Reino Branca
- Sal (usei Maldon nessa receita, mas pode ser qualquer sal)
- Salsinha ou cebolinha picado muito finamente para finalizar
- Manteiga o quanto baste – cerca de 4 colheres
- Um fio de óleo
- 1/2 xícara de água ou caldo de frango CASEIRO (opcional, conforme verá no preparo abaixo)
Como Fazer Frango ao molho de vinho do Porto e Cogumelos:
- Se você tiver uma panela de ferro bem pesada, e que vá ao forno, esse é o momento de usar!
- Tempere os peitos de frango com sal, pimenta e o suco de limão. Reserve.
- Ligue o forno a 200ºC para pré aquecer.
- No fogão, unte a panela com um fio de óleo e aqueça. Derreta 1 colher de manteiga e refogue a cebola até dourar.
- Some os cogumelos fatiados e refogue em fogo alto até que amoleçam e dourem levemente. Tempere com sal e pimenta do reino. Retire tudo da panela e reserve em um potinho.
- Na mesma panela, coloque mais 1 colher de manteiga e doure os peitos de frango: em fogo alto coloque-os lado a lado e não mexa! Apenas quando começar a esbranquiçar você pode verificar se formou uma crostinha dourada em baixo e então virar para dourar o outro lado.
- Com o frango bem douradinho, vamos tampar a panela e levar ao forno por 7 a 10 minutos para finalizar o cozimento por dentro dele.
- Caso seja necessário para não queimar o fundo da panela no forno, adicione um pouquinho de água ou caldo caseiro.
- OBS: Só pode ir ao forno se sua panela for inteira de ferro, inclusive a tampa. Caso contrário passe para um pirex e cubra com papel alumínio para a parte do forno, depois volte para a panela que estava usando para continuar a receita.
- Dado o tempo de forno leve a panela com o frango novamente ao fogão em fogo e caso tenha muito líquido no fundo, deixe em fogo alto para evaporar um pouco.
- Rapidamente, regue os peitos de frango com o conhaque (cuidado para não derrubar na chama do fogão PELAMOR!) e imediatamente coloque um palito de fósforo aceso na panela para flambar. Espere o fogo apagar sozinho. Caso a chama seja muito grande e/ou demore muito para apagar basta tampar a panela que ela apaga imediatamente.
- Retire os peitos de frango da panela, volte os cogumelos com a cebola junto com qualquer líquido que eles tenham soltado. Adicione o vinho e deixe ferver um pouquinho para evaporar o caldo.
- Coloque o creme de leite fresco, misture e ferva apenas até encorpar.
- Regule o sal e a pimenta do molho.
- Volte o frango para a panela e finalize com um pouquinho de cheiro verde picadinho para decorar.
- Você pode servir com batatas sauté, aspargos ou ervilhas FRESCAS na manteiga.
Gente, pode parecer um pouco complicado, mas eu juro que é muito fácil! Hahaha Sério!
É que eu expliquei detalhadamente o passo a passo, mas resumindo: Refoga cebola e cogumelos, doura o frango, termina de cozinhar no fogão, flamba, ferve o molho, coloca o frango! Pronto!
Tenta e me conta? Por favor? Quero muito ver vocês fazendo essa receita! Porque eu realmente acho ela fácil e tenho certeza que você vai servir um prato de restaurante, vai elevar seu nível na cozinha, você vai ver!