Miga, sua loca!! Você mostrou isso no Snap tem semanas já e não veio dar a receita pra gente! Hahahaha
Pois aqui estou, para dividir com vocês a delícia que ficou esse Pão Italiano recheado com creme de gorgonzola e mignon para acompanhar. É tipo um fondue no pão, sabem como? Perfeito para abrir um vinho e fazer uma surpresa para o amor, ou ser um dos petiscos para uma noite com os amigos!
E o melhor: É muito fácil!! Vem comigo!
Ingredientes para o Pão recheado com gorgonzola e mignon:
- 1 pão italiano
- 1 triângulo de gorgonzola picadinho
- 1 caixinha de creme de leite
- 500 g de mignon em cubos (o meu era tirinhas pequenas pois era o que eu já tinha congelado, mas recomento que use cubos não muito pequenos)
- 4 dentes de alho grandes
- 2 colheres de manteiga
- Galhinhos de alecrim e tominho a gosto (uns 2 de cada)
- Noz moscada a gosto
- Sal e pimenta do reino
Como fazer o Pão recheado com gorgonzola e mignon:
- Com uma faquinha de ponta fina, vamos cortar um círculo em cima do pão. Assim:
- Corte essa parte pontuda da tampa do pão, retire o miolo com o auxílio de uma colher. Reserve o pão enquanto preparamos o recheio e o migon. (Não vamos usar a pontinha da tampa e nem o miolo do pão, então pode descartar ou separar para outro fim).
- Em uma panela muito quente, adicione a manteiga, o mignon, os dentes de alho e galhinhos de alecrim e tomilho. Não mexa! Espere que a carne fique esbranquiçada/rosada por cima, e aí sim pode mexer, pois isso significa que a carne está douradinha em baixo e já selou. Esperar para mexer, e ter certeza de que a panela está muito, muito quente, faz com que a carne sele e solte a menor quantidade de água possível, resultando em uma carne mais macia.
- Passe a carne para uma panela ao lado, pois vamos aproveitar o fundinho da panela que grelhamos para fazer o creme de gorgonzola: é ali que todo o sabor está.
- Na panela que grelhou a carne, aqueça o creme de leite. Com o fogo muito baixinho, misture o gorgonzola picadinho até que se derreta. Prove e regule o sal, adicione pimenta do reino e noz moscada a gosto.
- Ah, não se esqueça de verificar se o migon soltou um “caldinho” na outra panela, e adicione-o ao creme também.
- Retire os galhinhos de ervas do mignon, adicione sal e pimenta, e aqueça para poder servir.
- Coloque o creme dentro do pão e sirva com a carne do lado. Coloque garfinhos para pegar a carne e mergulhar no creme de gorgonzola. Huuummm
obs: eu mantive o alho pois aqui o pessoal adora comer ele também, mas você pode descartar junto com as ervas, se quiser.
Dicas da Bru:
- Essa é uma proposta de apresentação super charmosa para o inverno, mas certamente você pode usar essa receita de outras maneiras: dispensando o pão, e misturar o migon com o creme de gorgonzola para servir com algum outro acompanhamento, pode usar medalhões ao invés de cubos, e pode até fazer apenas o molho para servir com macarrão, batatas, etc…
- Depois que terminar o migon e o creme de dentro, você pode cortar o pão em alguns pedaços e levar para aquecer no forno. O pão fica levemente crocante, e o restinho do creme se incorpora à parte macia do pão deixando super saboroso. Eu ainda coloquei um fiozinho de azeite de oliva aromatizado com alho, só pra não perder o costume… Rsrs
- Se você ferver um pouquinho demais o creme, pode ser que ele forme uma águinha por cima na hora de servir. Isso não é nada de mais, é apenas gordura do queijo e creme de leite. Aconteceu comigo, e basta mexer bem com uma colherzinha para ele voltar a ficar homogêneo. Olha só como estava antes de eu mexer:
Tenho certeza que vocês vão amar!
6 Responses
Bom dia,
Estava com vontade de fazer uma coisa bem gostosa e diferente, mas sem tempo para falar a verdade. Ai vejo aqui essa receita. Simplesmente amei.
Vou fazer hoje mesmo e para acompanhar vamos tomar um vinho.
Meus meninos (meu marido e meu filho) amam carne e eu amo queijo, então essa receita vai agradar todo mundo lá em casa.
Bruninha, mais uma vez muito obrigada. Suas dicas são maravilhosas, ate agora tudo o que eu fiz que você ensinou foi perfeito, com suas fotos do passo a passo e suas dicas não tem como errar.
Beijos
Aí minha querida, que alegria saber que sai delicias na sua cozinha a partir aqui do blog! E cozinhar pra quem a gente gosta é tão bom, né?!
Faça mesmo, tenho certeza que vocês vão amar.
Bjinhos!
Bom dia,
Ficou perfeito. Nós amamos.
Receita super prática e resultado maravilhoso.
No dia seguinte fiz as torradinhas com o pão italiano (que estava com o creme de gorgonzola) e um tomate confit para acompanhar. Divino.
Beijos
Que demais, Wanessa!
Amei o delicioso aproveitamento no dia seguinte.
Obrigada pelo carinho e pelas frequentes visitas aqui ni blog!
Bjsss
Linda receita Bruna, parece mesmo uma delícia.
Oi Luciano!
Obrigada pela visita, fico feliz que vc tenha gostado.