Uma das receitas mais UAU da casa!! Essa Massa com Mascarpone, Aspargos e Camarão com Bacon é campeã de comentários entre os amigos! Ainda que a maioria deles só a conheça por fotos, sempre falam sobre AQUELA massa que tem camarão enrolado no bacon… Rsrs
Gente, esse preparo tem como base a receita da Revista Gula edição 223 página 48. E como sempre, fiz algumas alterações para facilitar o preparo. Vamos lá?
Ingredientes para Massa com Mascarpone, Aspargos e Camarão com Bacon:
Para 4 pessoas
- 1 pacote de massa longa grano duro (geralmente uso Bavette n. 13 da Barilla, mas pode ser spaghetti, tagliatelle, etc.)
- 100 ml de espumante brut ou demi sec (usei Freixenet demi sec)
- 500g de camarão rosa limpos – sem casca, sem rabo, sem vísceras (precisamos ter pelo menos 15 unidades)
- 1 caixinha de bacon Sadia* em fatias finas
- 1 pote de queijo Mascarpone (de 250 a 350g) – gosto da Latteria Soresina ou La Table D´or.
- 1 colher (chá) de alecrim fresco picado muito pequeno
- 1 colher (chá) de Ervas de Provence
- 1 colher (chá) de Pesto Genovese (usei Paganini)
- 1 maço de aspargos verdes descascados e cortados do tamanho que você preferir
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- Sal e Pimenta do reino
Modo de preparo da Massa com Mascarpone, Aspargos e Camarão com Bacon:
- Enrole cada camarão em uma fatia de bacon, bem justinho para que não escape.
- Enquanto grelhamos o camarão e preparamos o molho, ferva a água e cozinhe o macarrão com sal até ficar al dent. Reserve 1 xícara da água do cozimento e escorra o macarrão.
- Em uma frigideira ou panela bem quente adicione um fio de azeite de oliva e grelhe os dois lados do camarão com bacon até ficar bem douradinho (cerca de 5 minutos de cada lado em fogo médio/alto).
- Com todos os camarões grelhados, retire-os e reserve-os, mantendo-os aquecidos. Coloque 1 colher de manteiga na mesma panela e refogue os aspargos por 2 a 3 minutos. Adicione sal e pimenta do reino e reserve os aspargos em outro prato.
- Na mesma panela dos camarões e dos aspargos, adicione 1 colher de manteiga e refogue todas as ervas (alecrim, Provence e pesto) por 1 minuto. Adicione o champanhe e deixe evaporar o álcool. Adicione o queijo mascarpone até que ele aqueça e derreta, mas sem ferver. Regule o sal e a pimenta e volte os aspargos para a panela.
- Corte metade do camarão em rodelinhas, junte o camarão cortado e a massa ao molho, adicionando a água do cozimento aos poucos, caso necessário. Ou seja: só adicione a água caso o macarrão esteja um pouquinho seco e você perceba que ele precisa de mais umidade. Se achar desnecessário, não adicione, mas lembre-se que fora do fogo a massa absorve o molho e tende a secar um pouquinho.
- Sirva com um ou dois camarões inteiros em cada prato, ou colocados por cima do macarrão em uma travessa.
Dicas:
- * Sobre o bacon: Tem que ser Sadia. Pelo menos em relação a outras marcas que já usei, o da Sadia é bem mais fininho, aderindo melhor ao camarão quando enrolamos. Além de ter menos gordura em relação à outras marcas.
- Eu não gosto de servir queijo ralado com essa massa. Acho o prato aromático, cremoso e saboroso o suficiente. Além disso, o queijo ralado é muito forte, e na minha humilde opinião, pode interferir na delicadeza do Mascarpone.
- Por falar em Mascarpone, esse queijo cremoso italiano pode ser difícil de ser encontrado em algumas cidades. Não posso dizer que tem como substitui-lo, pois não acho isso possível. Porém, em ultimo caso, se quiser fazer a receita e não encontrar, substitua-o por cream cheese misturado com nata.
- Se quiserem experimentar essa receita com Massa Fresca já ensinei minha preferida aqui no blog. E também tem um Diário de Massa Fresca, com vários testes que já fiz.
Espero que tenham gostado e que mandem fotinhos pelo Face ou Instagram se fizerem!!
Beijos,
Bru.