Oi minha gente! Fazia tempo que eu queria fazer esse churrasco diferente, com legumes e frutos do mar na brasa.
É uma opção bem diferente e saudável para um fim de semana, e é bem simples de se fazer, mas vou dividir com vocês alguns detalhes de como fizemos…
Ingredientes que usamos:
- Aspargos
- Cenoura
- Abobrinha
- Brócolis
- Cogumelo Shiitake
- Cogumelo Eryngui
- Alho
- Camarão
- Polvo
- Para temperar: mistura de manteiga mole (ponto de pomada), azeite de oliva, sal e pimenta.
Preparação dos Camarões na brasa:
Colocamos os camarões em espetinhos. Na hora de levar para a churrasqueira temperamos um pouco com sal e lemon pepper e um pouco com sal Maldon defumado. O camarão é muito rápido: Em qualquer método de preparo: Ficou rosinha, está pronto! Se passar disso ele fica borrachudo. Em alguns espetinhos pincelei a misturinha de manteiga.
Preparação do Polvo na brasa:
O polvo antes de ser levado a grelha, precisa de um pré-cozimento para deixa-lo mais macio, pois levando cru para a grelha é quase certeza de que ele fica borrachudo.
Dessa vez eu experimentei um novo método de cozimento que vi no Master Chef: Em uma panela grande colocamos a água, um pouco de cenoura, salsão, cebola, 1/2 cebola piquet (1/2 cebola espetada com folha de louro e cravinhos). Deixa ferver muito bem. Com o auxílio de uma pinça ou outro utensílio, mergulha o polvo 3x nessa água fervente. Então deixa na panela semi tampada cozinhando por cerca de 1 hora e 30 minutos, ou até ficar bem macio.
OBS: Antes de cozinhar lavei o polvo em água corrente e esfreguei bem, massageando com um pouco de sal grosso e limão thaiti espremido. Depois enxaguei em água corrente.
Na hora de levar para a grelha, temperei passando um pouco da misturinha de manteiga com a ajuda de um pincel.
Eu já falei sobre esse ingrediente nos posts Polvo a Lagareiro e Carpaccio de Polvo. Nos dois posts ensinei como cozinhar o polvo na pressão, uma outra opção bem prática para o pré-preparo desse ingrediente. É bem mais rápido e fica muito bom também. A diferença é que na pressão a gente perde um pouco mais do volume do polvo (ele diminui mais) do que no cozimento comum.
Preparação dos Legumes na brasa:
Os legumes realmente não tem segredo. Basta lavar e cortar como quiser.
Os aspargos eu prefiro descascar, pois acho um pouco fibroso quando asado com casca. Usei um descascador de cenouras para descascar os aspargos e cenouras.
O brócolis cortei em flores grandes, assim como a abobrinha foi cortada apenas ao meio, para ficar mais al dent depois de assado.
O alho embalei em papel alumínio com um fio de azeite de oliva, sal e pimenta, e deixamos por mais ou menos 30 minutos assim fechadinho, para depois abrir apenas para dourar. Esse alho fica desmanchando.
Temperei na hora de levar para a grelha, passando um pouco da misturinha de manteiga em cada legume, com a ajuda de um pincel.
Depois de tudo preparado, basta levar para a churrasqueira: Coloque primeiro o que tem um tempo de cozimento maior: cenoura, abobrinha, alho… Então vá colocando os ingredientes que cozinham mais rápido depois, tudo pincelado com a misturinha de manteiga, inclusive o polvo, que é super rápido, é um “susto” mesmo, rsrs… Se deixar demais ele resseca.
O que acharam desse churrasco diferente? Eu ainda prefiro uma carne bem suculenta (rsrs) achei muito gostosa essa opção levinha…
Se fizerem me contem, tá?!