Risoto é um dos meus pratos preferidos para fazer e para comer! Acho muito saboroso e adoro fazer para família e amigos, pois tem um ritual muito delicioso e alimenta muito bem.
Como esse prato é frequente por aqui, vivo procurando novas opções de “recheios”, digamos assim (Rsrs), e quando vi essa receita no Tastemade, sabia que seria uma das próximas combinações aqui na minha cozinha. Deu super certo e eu vou compartilhar com vocês. Quem quiser ver o mesmo videozinho que eu vi, basta clicar ali no link, tá?!
Ah, eu gostaria de acrescentar, que pra quem vive querendo fazer risoto mas nunca tem “coragem” de começar, essa é uma ótima receita para iniciantes no risoto, pois tem poucos passos e poucos ingredientes. Então, comece com essa receitinha e não pare nunca mais… Depois é só descobrir outras combinações de ingredientes que você gosta, e fará risoto para todo o sempre! Rsrs
Ingredientes para o Risoto
Serve 6 pessoas
- 500g de arroz arbóreo ou carnaroli
- 1 cebola grande bem picadinha
- 4 dentes de alho bem picadinhos
- 200g de bacon magro (hahaha) – digo mais carne e menos gordura – bem picadinho
- 1 cerveja long neck de boa qualidade (ver dicas no final)
- 150g de queijo Cheddar ralado ou bem picadinho (sempre compro do inglês)
- 50g de queijo Parmesão ou Grana Padano ralado (mais um tanto para servir a parte)
- 2 litros de Caldo Caseiro para Risoto
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- Azeite de oliva
- Sal e pimenta do reino
- 1 maço de cebolinha verde francesa (a fininha!) bem picadinha
Como Fazer Risoto
- Em uma panela quente, frite o bacon em sua própria gordura até ficar douradinho. Retire o bacon e escorra em papel toalha para ficar bem sequinho, mantendo a gordura que soltou na panela.
- Adicione 1 colher de manteiga e um fio de azeite de oliva e doure o alho e a cebola.
- Adicione o arroz e refogue até os grãos ficarem esbranquiçados.
- Adicione a cerveja e mexa. Mexendo, espere o álcool evaporar e a cerveja secar quase que por completo.
- Comece a colocar o caldo aos poucos – concha a concha – conforme for secando. Mexendo sempre. O cozimento dura cerca de 18 a 20 minutos, cozinhando sempre em fogo médico/baixo, e o ponto ideal é o al dente (quando por dentro ainda está um pouquinho firme).
- Prove o ponto do arroz, e se estiver bom vamos finalizar: Adicione 2 conchas de caldo, o Cheddar, o Grana Padano ou Parmesão, 2 colheres de manteiga, desligue o fogo e misture tudo muito bem. Prove e regule o sal e pimenta do reino. Feche a panela e espere 2 minutos antes de servir (o risoto sempre pede esse tempo de pausa antes de servir!)
- Na hora de servir adicione a cebolinha verde. É opcional misturar ou apenas salpicar por cima. Eu misturei. Sirva com queijo Parmesão ou Grana Padano ralado a parte.
Dicas da Bru
- Cerveja: Primeiro, usei nessa receita uma Goose Island Honkers Ale, e não gostei muito do resultado, pois ficou um pouquinho amargo. Indico que você escolha uma cerveja boa, mas que não seja frutada, e tenha pouco amargor, para não interferir muito no resultado final. Depois, o momento em que colocamos a cerveja nessa receita, é onde tradicionalmente usa-se vinho branco (salvo algumas receitas que levam tinto), achei importante dizer que essa é uma variação. Muito legal, mas é uma variação, ok?!
- Por favor, faz o caldo caseiro?! 😆 Já faz um montão e congela pra você ter para o próximo risoto, boba(o)!
- Se você também ama risoto, ou quer ver outras variações de sabores, já coloquei aqui no blog Risoto Caprese, Risoto de Mascarpone, Risoto a La Pasta (com linguicinha portuguesa, funghi, alecrim e mascarpone), e é claro, o Caldo Caseiro