Sou apaixonada por Cozinha Clássica e nunca tinha preparado um Coq au Vin, acreditam?!
Bom, pra começar, vamos saber um pouquinho mais sobre esse prato?
Coq au Vin quer dizer Galo ao Vinho em francês. É claro que eu não fui atrás de um galo para fazer a receita, então, como bem observou meu amigo Chico, que veio jantar aqui em casa esse dia, cozinhei na verdade um Poulet au Vin = Frango ao vinho. Rsrs
Acontece que beeeemm antigamente, quando esse prato surgiu, era preparado com galos abatidos mais velhos, que tinham a carne bem dura, e por isso necessitavam de um longo cozimento em vinho, depois de terem ficado marinando. Hoje nosso acesso ao frango é muito simples e barato, tanto que acho que nunca vi alguém usando galo para preparar esse prato.
Ah, essa receita de hoje é fruto de várias referências que fui lendo, tá? Não foi retirada de nenhum livro ou site específico: li várias receitas e apliquei uma coisa ali e outra aqui, adaptando para meu jeitinho de cozinhar. Inclusive, algumas receitas sugeriam um pouquinho de pasta de tomate depois que dourasse o frango, e eu não coloquei porque acabei esquecendo!
Caso você faça questão de uma receita mais específica, com galo inclusive, rsrs, sugiro que busque em um livro de culinária francesa clássica, tá bom?!
A receita é fácil, imagino que praticamente todo mundo seja capaz de preparar um Coq au Vin. Porém é sim um tanto trabalhosa e demorada, por ser composta de vários passos. Você pode fazer desse prato um projeto culinário para seu fim de semana, que tal?
Ingredientes Para Coq au Vin
Para 4 pessoas
Para a Marinada do Frango:
- 4 coxas com sobrecoxas de frango inteiras, com pele e osso
- 1 cebola inteira, cortada grosseiramente
- 6 dentes de alho grandes, sem casca, amassados inteiros
- 3 galhos de cada erva: alecrim, tomilho, sálvia
- 1 folha de louro
- 2 cravos da índia
- 3 bolinhas de Pimenta Jamaica
- 1/2 garrafa de vinho tinto seco (preferencialmente Pinot Noir)
- Sal
- Pimenta do Reino
Para o preparo do prato:
- 200 g de bacon em cubinhos
- 4 colheres (sopa) de manteiga
- Um fio de óleo (milho, soja, canola… qual você preferir)
- 50 ml de conhaque
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 300 g de cogumelos Portobelo ou Paris (cortados ao meio se forem muito grandes)
- 300 g de cebolas bolinha (aquelas pequenas para fazer conserva)
- 400 ml de Caldo Caseiro
- 1/2 garrafa de vinho tinto seco (preferencialmente Pinot Noir)
- Sal
- Pimenta do Reino
- 1 buquê garni (amarre com um barbante: galhinhos de alecrim, tomilho e sálvia)
Como Fazer Coq au Vin
- Em um bowl ou saco grande, tempere bem o frango com todos os ingredientes da marinada e deixe na geladeira de um dia para o outro.
- Depois do tempo de marinada, retire os pedaços de frango e seque bem com um pano de prato ou papel toalha. Mantenha em um prato fora da geladeira, o frango não deve estar gelado no momento em que formos doura-lo.
- Coe e reserve o líquido da marinada, descartando os ingredientes sólidos.
- Em uma panelinha pequena, ferva uma água e mergulhe o bacon para aferventar. Escorra e seque em papel toalha. Descarte essa água.
- Em uma panela bem grande, preferencialmente de ferro pincele um fio de óleo e doure levemente o bacon. Retire, escorra em papel toalha e reserve.
- Com a mesma panela muito quente, e os pedaços de frango bem secos, adicione um fio de óleo, uma colher de manteiga e doure bem os dois lados do frango: Primeiro deite o lado da pele para baixo. Não mexa até que doure bem, e só então vire para dourar o outro lado. Faça isso em fogo alto.
- Desligue o fogo. Rapidamente, regue o conhaque em cima dos pedaços de frango dourados e risque um palito de fósforo para dentro da panela para flambar. Espere alguns segundos até que a chama se apague naturalmente. Caso demore um pouco, basta tampar a panela que o fogo irá abafar e cessar imediatamente.
- Ligue o fogo novamente e salpique 1 colher de farinha (bem cheia) sob o frango e mexa um pouco para misturar.
- Adicione o líquido da marinada, o vinho, metade do caldo, e o bacon. Cozinhe em fogo baixo, com a panela entreaberta por pelo menos 2 horas, ou até que a carne esteja muito macia.
- Dado o tempo de cozimento do frango, aqueça bem uma frigideira, preferencialmente de ferro. Adicione 1 colher de manteiga e doure os cogumelos. obs: os cogumelos devem estar secos para que dourem. Retire e reserve.
- Na mesma frigideira, adicione mais uma colher de manteiga e doure as cebolas. Quando bem douradinhas, adicione o restante do caldo, o buque garni e cozinhe tampado até que elas amoleçam. Descarte o buque garni.
- Retire os pedaços de frango da panela e aumente para fogo alto. Junte as cebolas e cogumelos (junto com qualquer líquido que eles possam ter gerado). Regule o sal e a pimenta do molho.
- Em uma tigelinha, misture bem 1 colher de manteiga amolecida com 1 colher de farinha de trigo. Adicione essa mistura ao molho, misture bem, e deixe ferver por alguns minutos para encorpar o molho. Caso seja necessário, faça e adicione mais uma “dose” da mistura de manteiga e farinha.
- Volte o frango para a panela e certifique-se de que ele está bem aquecido, regue-o bem com o molho.
- Sirva com purê de batatas ou de mandioquinha salsa (batata baroa). Clique para a receita do Purê de Mandioquinha
Dica da Bru:
Para esse prato, é claro que fiz questão de usar minha melhor panela: Uma Le Creuset 30 cm de ferro fundido e esmaltado.
Se você tem uma panela igual ou parecida com essa, se atente ao fato de que panela esmaltada NUNCA pode ser aquecida a seco, pois danifica o esmalte. Então sempre que for aquecer essa panela se certifique de usar alguma gordura ou líquido, aquecer em fogo médio para começar a usar, e de preferência, apenas depois, já com algum alimento dentro, aumentar para fogo alto, tá bom? Assim você cuida bem da sua panela para que ela se mantenha perfeita por muitos e muitos anos! Já que essas lindezas são para toda a vida, né?!
Quem fizer manda fotinho pra eu ver!
Beijos,
Bru.
One Response
Obrigada pela visitinha, amiga! Amei
Viu só como vc é “privilegiada”?! hahahaha
Bjssssss