Procurando uma receita de sobremesa fácil, barata e irresistível?! Encontrou!! Esse Mousse de Chocolate é receita da Rita Lobo (adoro!), tem disponível também no Livro Panelinha, Receitas que funcionam e no site Panelinha.
Ingredientes para o Mousse de Chocolate:
- 200g de chocolate meio amargo (usei 100g meio amargo e 100g ao leite)
- 100g de manteiga sem sal (½ tablete)
- 4 ovos (gemas e claras separadas)
- 4 colheres de açúcar
- 1/3 xícara (chá) de café pronto ou água (usei de café)
- ½ colher (sopa) de conhaque
Como Fazer Mousse de Chocolate:
- Pique ou quebre o chocolate em pedaços pequenos. Coloque em uma panela pequena, junto com a manteiga e o café e leve ao fogo baixo até derreter tudo, mexendo sempre. Desligue e reserve.
- Na batedeira, juntas as gemas e o açúcar, e bater até virar um creme bem clarinho (leva alguns minutos). Junte o conhaque, o chocolate que foi derretido na panela e bata até que tudo esteja bem misturado. Retire essa mistura da batedeira e coloque em outra bacia.
- Lave e seque MUITO bem a bacia e o(s) batedor(es) da batedeira. Bem sequinho mesmo! Agora bata as claras em neve com uma pitadinha de sal (dica do Claude para toda vez que for bater clara em neve).
- Misture 1/3 da clara em neve ao creme de chocolate que foi reservado e mexa muito bem. Agora delicadamente, mas sem demorar muito, misture o restante das claras em neve. Transfira para uma travessa bonita, ou tacinhas individuais e leve para a geladeira por no mínimo 6 horas.
Dicas:
- Eu sei, parece bem chato isso de lavar a batedeira no meio do preparo. Mas acredite, nem é tanto assim! É que segundo a Rita, faz muita diferença que as claras sejam batidas em neve apenas no momento em forem ser usadas, e não no inicio da receita como geralmente acontece. Mas please, seque tudo muito bem mesmo, se não o ponto não da certo!
- Pelo menos 6 horas na geladeira… Eu acho até um pouco arriscado esse tempo, pois se a sua geladeira estiver muito cheia, não estiver muito gelada, ou você estiver cozinhando e abrindo ela o tempo todo, corre o risco do mousse não firmar, ou não ficar tão aerado. Por isso, recomendo aumentar esse tempo em algumas horas. Eu fiz a noite para servir no jantar do dia seguinte, e deu super certo. Além da garantia de que a consistência estará no ponto, acho bem melhor fazer a sobremesa o quanto antes, para ter menos louça e menos trabalho perto da hora da refeição. Olha só que textura perfeita fica de um dia para o outro:
Quem já conhecia essa receitinha? E quem vai fazer de sobremesa e vir me contar como ficou?
One Response
Testei o mousse é muito bom, boa receita fiz muito sucesso com minha familia. Para dar uma incrementada eu coloquei umas cerejas ao marrasquino deu um toque nota 10.
Parabéns.