Oii Turminha! Tudo bem com vocês?
Eu recebo muitas perguntas sobre a minha Cristaleira. Por isso, resolvi fazer esse post explicando como ela foi feita, seus materiais e medidas…
Não que as medidas irão de alguma forma servir, pois varia de acordo com cada espaço que se tem disponível e projeto, mas de qualquer maneira, ajuda a ter uma noção mais real do que podemos visualizar pelas fotos, né?!
Cristaleira Embutida: Tudo o que você quer saber sobre a minha
Primeiro, acho importante mostrar “o todo” desse móvel: Ele consiste em um L composto pelo painel da TV e seus armários em cima e em baixo, e a cristaleira.
O material é Laca Alto Brilho Bege: O MDF é cortado, lixado, coberto por uma massa, lixado novamente, e pintado com pistolas de tinta.
Quando fomos definir as cores com o marceneiro, ele trouxe um catálogo igual aqueles de tinta de parede, com vários tons para escolhermos. Como fiquei em dúvida entre dois tons ele fez uma prova em um pedaço de madeira para termos certeza. Como não era um catálogo de tintas comerciais, não sei nem a marca e nem a cor da tinta, pois cada marcenaria trabalha com seus próprios fornecedores.
O painel tem uma profundidade de 5 cm, onde passam os fios da TV, Blue Ray e Home Theater, para que nenhum fio fique visível.
Pelo mesmo motivo de deixar o ambiente mais clean e discreto, optamos por fazer os nichos estreitos abaixo da TV para acomodar os aparelhos e caixinhas de som.
Embaixo dos nichos estreitos, temos esse maior bem no meio, que acomoda a caixa de som do home theater, e nas laterais são dois gavetões com a frente revestida com espelho bronze (mesma cor do painel de espelhos que tenho em frente a mesa de jantar). Para nos livrar de puxadores e deixar o móvel mais discreto, os gavetões funcionam com o sistema Click, onde basta empurrar com a mão para abrir ou fechar.
O armário de cima (com spots embutidos) foi instalado por cima do painel, e tem dois módulos que foram colocados lado a lado. Suas portas abrem para cima, com sistema Basculante.
O cômodo que fica atrás da sala de TV é o quarto de visitas, e para criar a profundidade necessária para acomodar a cristaleira, quebramos a parede que divide a sala do quarto, assim utilizamos um espaço do quarto para encaixar a cristaleira, e depois escondemos o fundo dela com um móvel em L dentro do quarto.
A altura total dela, com a cristaleira + adega, é de 2,15 m (do gesso até o chão).
A largura com as bordas decorativas é de 91 cm, e 71 cm sem as bordas, apenas a parte de dentro.
A profundidade é de 44 cm.
Seu material é o mesmo do móvel todo: Laca Alto Brilho, com as portas e prateleiras de vidro, e um espelho no fundo.
A altura apenas dessa parte da cristaleira é de 1,85 m com as bordas, e 1,45 cm sem as bordas.
As prateleiras de vidro fixadas na laca com um pequeno suporte de metal cromado:
Em cima, temos dois spots de LED embutidos (eu fiz questão do LED, pois além da economia, fiquei morrendo de medo da luz comum esquentar demais e danificar meus cristais). A iluminação fica ainda mais legal pelo fato das prateleiras serem de espelho, assim a luz atravessa todo o móvel.
Caso as prateleiras fossem de madeira ou outro material, provavelmente consideraríamos outro tipo de iluminação, como fita de LED, ou até spots a cada prateleira, pois a luz não atravessaria entre as prateleiras se fosse embutida apenas em cima.
O espelho no fundo, além de refletir a iluminação e cristais, cria uma ilusão de maior profundidade:
A ultima parte não tem vidro, já é a laca do móvel mesmo. Todas as prateleiras tem uma altura de 36 cm.
A adega foi colocada em um nicho de 44 cm de altura x 48 cm de largura para. A profundidade é a mesma do móvel todo: 44 cm.
Nas laterais, 4 nichos de cada lado, para acomodar mais vinhos. A medida deles é de 10×10 cm (altura e largura) e 44 cm de profundidade.
Lembrando que é muito importante considerar as medidas da adega antes de colocar em prática os móveis. O ideal mesmo, é que ela já esteja até comprada quando você der o ok para o seu marceneiro. Já pensou fazer tudo sob medida e depois ela sair de linha? 😯 A nossa é da marca Easy Cooler e compramos na Spicy.
Espero que vocês tenham gostado de ver detalhes desse espaço que é um charme na minha casa, e que foi planejado com muita dedicação. Se ainda ficou alguma dúvida, pode me perguntar que farei o possível para responder, tá?!
Gostaria de lembrá-los do quanto é importante contar com bons profissionais para ter o resultado que você espera. Principalmente em apartamentos e ambientes pequenos assim (meu ap tem 76m²), cada espaço precisa ser bem utilizado, portanto eu considero de extrema importância ter a assessoria de uma arquiteta e optar por móveis planejados.
O projeto aqui de casa é assinado pela Ana Paula Sakagami Arquitetura.
Os móveis planejados são da AeD Marcenaria. Caso alguém queira o telefone para entrar em contato é só me pedir.
Beijos,
Bru.
9 Responses
Boa noite! Preciso fazer uma cristaleira em casa, bem parecida com a sua, e a empresa que fechamos os móveis planejadora, está com dificuldades de fazer a porta de vidro. Vc pode me passar detalhes da porta e me passar o contato da marcenaria de vcs!? Fico no aguardo e agradeço desde já!
Oiii Julia.
Quem fez minha cristaleira e todos os móveis aqui de casa foram o Darby. Os telefones deles são os seguintes: [41] 9967-2640 e [41] 9628-1233.
Bjs!
Bruna a abertrua da porta de vidro da cristaleira é apenas com o toque (clique)?
Gabi, na verdade era pra ir um puxador, que eu nunca tive vontade de colocar.
Então abro o vidro com a mão mesmo, rsrs.
Bjs
Parabéns Bruna, adorei o seu blog.
Por favor me passe o contato da sua arquiteta.
Jô Povh
Oiii.
Ana Sakagami: (41) 99679-7811 / (41) 99134-5963
Bjs
Boa noite,
Tudo bem
Tenho uma dúvida na profundidade da cristaleira. Pesquisei a adega e elas tem mais de 44 de profundidade, pode me passar o código da sua para eu poder comprar uma com a mesma medida. Obga
Bom dia.
Qual a espessura do vidro das prateleiras? É vidro temperado?
Oiiii, bom dia.
Ixe, agora complicou! Rsrs
Pelo que medi aqui, tem aproximadamente 6mm.
Penso que o vidro seja comum mesmo, não temperado. Mas não tenho certeza.
Obrigada pela visita.