Tradicionalmente, o Soufflé francês salgado é composto por uma base de molho béchamel (branco), gemas, claras em neve. Adiciona-se à essa base o ingrediente que vai definir o sabor do soufflé: legumes, queijos, ervas, etc.
A Rose, que trabalhou praticamente minha vida toda na casa da minha vó Áurea fazia um soufflé de cenoura divino, lembro que amava quando chegava para almoçar lá e tinha esse prato, que qualquer dia vou reproduzir aqui para passar a receita pra vocês.
Eu já fiz e ensinei um suflê fake (odeio essa história de falso isso, falso aquilo na culinária, mas as vezes em um dia a dia mais saudável, torna-se necessário) e muito light de chuchu. Mas hoje, vou ensinar pra vocês uma versão bem delícia de suflê (em português) um pouco mais prática, e também um pouco mais light em relação à receita tradicional, pois substitui o béchamel por uma caixinha de creme de leite (que pode ser inclusive da versão light), reduzindo assim, algumas calorias e gorduras que nosso querido molho branco exige ao ser executado com perfeição.
Antes de passar a receita que serve para duas pessoas, vou ensinar uma proporção que aprendi testando aqui em casa: Para cada pessoa utiliza-se basicamente 1 ovo, 1/2 legume (cenoura, chuchu e abobrinha pequenos), 1/2 caixinha de creme de leite, 1 fatia de mussarela ou 1 colher (sopa) de queijo ralado, 2 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo, 1/2 colher (sobremesa) de fermento.
Agora que você já sabe a proporção individual, pode fazer só pra você, ou ir dobrando a quantidade de acordo com o número de pessoas. Vamos lá?
OBS: A receita está na ordem exata a ser seguida. O suflê desanda com espera entre as etapas, siga o passo a passo.
Ingredientes (para 2 pessoas):
- 1 cebola pequena cortada em cubinhos muito pequenos
- 2 dentes de alho cortados em cubinhos muito pequenos
- 1 chuchu cortado em quadradinhos finos (ou abobrinha, ou cenoura ralada)
- cheiro verde bem picadinho
- 2 ovos (uso caipira sempre) separados em gemas e claras
- 1 caixinha de creme de leite (pode ser light)
- 2 fatias de mussarela picadinha (pode ser light) ou 2 colheres (sopa) de queijo ralado
- 4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
- 1 colher (sobremesa) de pó royal
- um fio de azeite de oliva
- sal e pimenta do reino
Preparo:
- Ligue o forno em temperatura média ou alta (eu uso alta, pois meu forno não é tãooo forte assim).
- Unte 2 ramekins ou travessa que for assar com manteiga ou margarina.
- Em uma panela, adicione um fio de azeite de oliva e doure o alho e a cebola. Adicione o chuchu (ou legume que estiver usando) e refogue até amolecer. Adicione sal, pimenta do reino, cheiro verde e reserve (de preferência na geladeira).
- Em uma travessa, misture o creme de leite, gemas, queijo, farinha de trigo, uma pitada de sal e pimenta.
- Bata as claras em neve na batedeira até obter picos firmes. Dica: aprendi com o Claude a adicionar uma pitadinha de sal quando começar a bater, fica mais encorpada, bonita e firme.
- Adicione o refogado de chuchu na travessa que já misturou os outros ingredientes. Adicione o fermento e misture bem. Misture agora, metade da clara em neve, mexendo bem para que tudo se incorpore.
- A outra metade das claras em neve, vamos adicionar e misturar com bastante delicadeza, mexendo de baixo para cima até misturar tudo, com movimentos suaves, para não perder a textura aerada desse preparo.
- Coloque nos ramekins já untados até quase encher (deixe um dedinho bem raso de sobra). Coloque os ramekins em cima de outra forma (para não cair no forno em caso de vazar).
- Leve ao forno (agora a temperatura precisa ser média!). Deixe por 35/40 minutos, até o suflê estar bem alto e bem dourado.
Dicas:
- Não pode abrir o forno de jeito nenhum antes do tempo citado acima, ok?!
- Precisa servir e comer assim que tirar do forno. Infelizmente, essa coisa linda murcha muito rápido.
- Um franguinho grelhado e esse suflê garantem um almocinho ou jantar bem levinho.