Não é de hoje que eu estava com água na boca de comer esse Arroz com Linguiça que a Ju faz!
A Ju é uma amiga que conheci através do Instagram que faz cada comida que deixa minhas lombrigas alvoroçadas! rsrs e ela SEMPRE faz esse arroz com linguiça, é tipo a rainha do arroz molhadinho! Seja ele um carreteiro, com frango, com costela, ou como esse: com linguiça.
Já estou deixando aqui os dois links dos vídeos dela do Youtube onde ela ensina a fazer essa “Panelinha”, que é como chama esse tipo de prato lá em Goiás. Pois é aquela coisa né, a gente acaba fazendo uma coisa ou outra do nosso jeitinho, então fica aí as referências que usei pra fazer aqui em casa.
Esse vídeo é um pouco mais antigo, e esse aqui mais recente. Ah, o Instagram da Ju é o @pausa.feminina, e tem receita de arroz com linguiça por lá também, tá meu bem?!
Ingredientes para o Arroz com Linguiça
Serve até 6 pessoas
- 2 xícaras de arroz branco (gosto de Buriti ou Prato Fino)
- 4 xícaras de água fervente (sempre o dobro do tanto de arroz)
- 500g de linguiça toscana
- 1 calabresa (coloquei por minha conta e trocaria por bacon)
- 2 cebolas bem picadinhas
- 5 dentes de alho bem picadinhos
- 1 colher (sopa) de extrato de tomate
- 2 colheres (sopa) de requeijão (esse é opcional, se quiser deixar o arroz ainda mais cremoso, tipo um risotinho!)
- 4 tomates maduros picados COM pele e COM semente
- 1 lata de milho (coloquei por minha conta, a gente gosta da crocância que o milho dá)
- Salsinha e cebolinha bem picada
- Sal e Pimenta do Reino a gosto
- Pimenta biquinho para decorar (também pode usar mussarela ralada, tomates, etc)
Como Fazer Arroz com Linguiça
- Corte todos os ingredientes e deixe separadinho. A linguiça precisa ser cortada semi congelada com uma faca afiada, para não desmanchar.
- Em uma panela bem quente pincele um fio de azeite ou óleo e coloque a linguiça. Não mexa até fazer uma crostinha dourada em baixo. Então pingue um pouco de água quente e mexa com cuidado. Você pode repetir esse processo de dourar e pingar água várias vezes, até a linguiça estar bem dourada e o fundo da panela também. É melhor que a panela não seja antiaderente, justamente para permitir que a crosta dourada se forme.
- Com a linguiça bem dourada, coloque e refogue bem a cebola. Depois o alho.
- Coloque o tomate e mexa para soltar a crostinha de baixo.
- Adicione o arroz e o extrato de tomate e refogue bem.
- Misture o requeijão, sal e pimenta, depois a água quente.
- Abaixe o fogo e deixe cozinhar até estar al dent. Coloque mais um pouquinho de água quente se precisar, lembre que que não se deve deixar esse arroz secar totalmente, é pra ficar molhadinho.
- Por último coloque a salsinha e cebolinha e mexa delicadamente. Precisa estar al dent e com um pouco de líquido para mexer e não virar uma papa.
- Decore como quiser: eu usei cebolinha verde e pimenta biquinho.
Dica da Bru
- Apesar de uma saladinha verde acompanhar super bem esse arroz, aqui fomos de mandioca cozida: para 1 kg de mandioca fervi água em uma panela grande. Quando estava fervendo adicionei 1 colher (sopa) de cada: sal, manteiga, alho em pó, cebola em pó. Cozinhei até ficar bem molinho (demora bastante, então se tiver pressa coloque na pressão).
Espero que gostem e que façam, é delicioso!