Boa Tarde, amores!!! É com muito carinho que venho deixar minhas dicas de viagem para a Europa.
Como não sou nenhuma especialista em viagens, vou apenas contar pra vocês onde fomos, do que gostamos, e como fiz para planejar sozinha essa viagem.
Como muitas leitoras me pediram pelo Instagram, também disponibilizei aqui em baixo o link do “livrinho” que fiz para nos guiar durante a viagem: É só clicar que ele vai abrir um PDF em uma nova guia para vocês salvarem.
Eurotur Book para o blog Destaquei em rosa as coisas que mais gostei!
O Começo: Como Organizei nossa viagem para a Europa
Então vamos por partes: Antes de começar a planejar tudo, fizemos uma listinha dos lugares que gostaríamos de conhecer e mais ou menos quantos dias ficaríamos em cada lugar.
Com a ajuda do Google Maps (meu BFF nas viagens), organizamos os destinos para saber onde chegaríamos e por onde iríamos embora. A ordem das cidades foi: Munique, Viena, Paris, Londres, Bruxelas, Bruges, Amsterdam.
Passagens
Mas calma! Primeiro as passagens: Usamos milhas da Smiles e reservamos os bilhetes sozinhos pelo site, tudo bem tranquilo.
Ida para Munique, volta de Amsterdam. Aí pagamos com o cartão apenas as taxas de embarque.
Eles enviam os bilhetes para o e-mail e tudo o que você tem que fazer é estar lá com seu passaporte e bastante antecedência no dia da viagem.
ATENÇÃO: Lembre-se que o nome que você coloca no bilhete tem que estar exatamente igual no seu passaporte. Então confira se a validade está ok, se você precisa fazer um novo que venha com o nome de casada, etc. Experiência própria (rsrs): Presta atenção no que está fazendo.
Hotéis
Passagens compradas, começamos a reservar os hotéis. Para saber onde ficar, a pesquisa é intensa! O Google é seu melhor amigo: “onde ficar em Viena”, “melhor localização para se hospedar em Paris”…
É legal você pesquisar bastante sobre o destino antes, para entender um pouco a cidade, e quais bairros/regiões concentram quais atrações.
Gosto de ler bastante coisa, mas minha primeira pesquisa é sempre no Viaje na Viagem e na Lala Rebelo, pois o Ricardo e a Lala dão um parâmetro geral do lugar, e depois as dicas mais específicas. Travel Blogs de responsa esses aí!!
Ainda sobre boas referências, para essa viagem usei bastante o Conexão Paris e Londres para Principiantes.
Já para a reserva de fato, uso o Booking e Airbnb.
Transporte entre cidades
Depois dos hotéis já reservados e as datas confirmadas de que dia chegaríamos e que dia iríamos embora de cada lugar, compramos as passagens entre cidades.
De Munique a Viena fomos de ônibus, de Viena para Paris de avião pela Airfrance, de Paris para Londres, para Bruxelas, Bruges e Amsterdam de trem pela Eurostar e NS International.
É só comprar as passagens pelo site deles, imprimir e levar.
Roteiro cidade a cidade
Aí vem a parte mais legal! O que confesso que já estava fazendo paralelamente a todas essas fases: o roteiro cidade a cidade! O que fazer em cada lugar!!
Além do que visitar, tínhamos algumas atividades específicas que gostaríamos de fazer em cada cidade:
- um café da manhã luxuoso e uma ópera em Viena, ah, por coincidência estava tendo Cirque du Solei nas nossas datas e fomos também!;
- um show de cabaré e jantar no Le Relais de l´Entrecôte em Paris;
- um espetáculo musical (no caso o INDESCRITÍVEL O Fantasma da Ópera) e tour pelos estúdios de gravação do Harry Potter em Londres;
- o parque das tulipas em Amsterdam (que na verdade fica em Lisse, cidadezinha do lado).
Para tudo isso já compramos antecipadamente os ingressos que tinham que ser comprados. Imprimimos e levamos.
E também reservamos separadamente o dinheiro para o que não precisava de reserva prévia, como o café da manhã e jantar, que eram pagos na hora, claro.
Organização Financeira
Aí vem uma dica bem importante que eu posso dar para vocês na organização financeira da viagem: Até aqui, fizemos e pagamos aos pouquinhos, mês a mês a compra das passagens entre cidades, reserva dos hotéis, compra de ingressos. Por isso é importante a antecedência para quem tem o orçamento um tanto apertado: a gente tem tempo de ir pagando.
Enquanto isso, tentávamos economizar de tudo quanto é lado para poupar o dinheiro que levaríamos na viagem para comer, beber, etc.
Para isso, estabelecemos quanto podíamos gastar por dia, e já levamos tudo em ‘clips’ separados.
Todo dia pegava o dinheiro do dia: se sobrava, no dia seguinte íamos em algum restaurante mais legalzinho, ou comprava uma coisinha para trazer: no nosso caso, tudo gourmet! Um queijo, um mel trufado, um presunto “Parma”, etc.
É claro que você também pode viajar com cartão pré pago para viagens, que é feito pelas casas de câmbio. Nós achamos as taxas pouco vantajosas e preferimos usar dinheiro mesmo.
Ah, particularmente, recomendo fortemente não usar cartão de crédito! Acho que além de perder um pouco do controle de quanto se gasta, a conversão do dólar que vai ser usada no fechamento da fatura é muito incerta, e os quase 7% de IOF usado em toda compra internacional vão encarecer bastante sua viagem!
Dicas de cada cidade
Eu pretendia fazer um post só com essa viagem inteira… Que inocente! Rsrs Depois que comecei a escrever percebi que ficaria imenso, e resolvi separar por cada cidade. Assim consigo colocar mais informações e fotos para que fique mais completinho pra vocês.
A primeira cidade que é Munich está com o post quase pronto. Acompanhe aqui quais serão os próximos:
Dicas da minha viagem para Munich
Dicas da minha viagem para Viena
Dicas da minha viagem para Paris
Dicas da minha viagem para Londres
Dicas da minha viagem para Bruxelas e Bruges
Dicas da minha viagem para Amsterdam
Vou colocando o link para clicar acima conforme soltar cada post, tá bom?!
Meus amores, muitos de vocês me cobram há tempos esse post da viagem para a Europa, e espero que ajude de alguma forma quem quer se organizar por conta própria.
Se vocês tiverem alguma dúvida tanto sobre a organização, quanto com o roteiro e essas cidades podem me mandar que o que eu souber eu ajudo!
Aqui pelo blog eu sempre respondo mas demoro um pouquinho mais pra ver… Pelo Instagram, Facebook e email é mais rapidinho, ta bom?!
Beijos,
Bru.