Eu amo esse molho de mostarda dijon!
É claro que existe uma outra versão bem mais simples, misturando a mostarda e creme de leite na frigideira que a carne foi grelhada… Preciso postar esse ai pra vocês também, mas essa versão aqui é top e rende um montão! Além disso, é um prato que impressiona, mas é bem fácil, o único trabalho maior mesmo é fazer um molho branco antes…
Fica perfeito com carnes grelhadas, principalmente medalhão de mignon, mas até em um franguinho vai bem…
Fiz inspirado no prato Filleto Mostarda con Ravioloni do restaurante Barolo Trattoria, e olhe, ficou delicioso… O ravióli vamos deixar para outro post, para esse não ficar tão grande, e focarmos apenas no molho, ok?!
Ingredientes para o Molho de Mostarda Dijon:
Para 8 pessoas:
- 500ml de Molho Béchamel (branco) pronto. (é só clicar ali no link que diz Molho Béchamel para ver a receita passo a passo)
- 700g de creme de leite fresco – aquele que fica refrigerado. Eu usei 2 potes desse da Qualitat
- 250 ml de vinho branco seco
- 1/2 onion piquet (1/2 cebola com 1 folha de louro espetada com 3 cravinhos)
- 2 colheres (sopa) de Mostarda l´ancienne (a que tem sementinhas)
- 4 colheres (sopa) de Mostarda Dijon Originale (a cremosa, amarela clarinha)
- Sal
- Pimenta
- Noz Moscada
- Opcional: 50g de queijo provolone ralado fininho. – Eu não coloquei esse dia porque esqueci totalmente de comprar, mas da próxima vez vou colocar com certeza.
Essas foram as mostardas que usei, adoro essa marca. A Dijon Originale meu marido que foi comprar, a hora que vi o preço me assustei, mas tem ela em um potinho de vidro igual essa l´ancienne que é metade do preço!
Como Fazer o Molho de Mostarda Dijon:
- Deixe o béchamel pronto em uma panela grande.
- Em outra panelinha coloque o vinho e ferva até o álcool evaporar (1 minutinho, coisa rápida). adicione a onion piquet e as mostardas e ferva mais um pouquinho, até encorporar tudo.
- Retire e descarte a onion piquet e transfira a mistura de vinho e mostardas para a panela do béchamel.
- Adicione os cremes de leite e ferva por 5 minutos, ou até encorpar o molho.
- Tempere com sal, pimenta e noz moscada.
- Se estiver usando o provolone, desligue o fogo, adicione o queijo, e mexa bem até que o queijo se derreta e encorpore bem ao molho.
Dicas de Como Fazer Medalhão de Mignon Grelhado:
- Algumas horas antes, tempere a carne com o alho, ervas, um fio de azeite de oliva e pimenta do reino. Esse passo é opcional, caso não faça questão de agregar mais sabor com as ervas e o alho, pode grelhar a carne conforme os passos seguintes e temperar apenas com sal e pimenta.
- Passe por um plástico filme e reserve na geladeira. Retire a carne 30 minutos antes de começar a fazer.
- Esquente muito bem uma frigideira funda ou panela antiaderente, até sair fumacinha.
- Sele os medalhões dos dois lados: para isso, basta colocar na frigideira bem quente (sem óleo), não mexer, e virar apenas quando o lado de baixo estiver com uma crostinha bem dourada.
- Coloque os temperos por cima da carne enquanto estiver selando, nesse momento você pode adicionar uma colher de manteiga, se desejar.
- Após selar todos os medalhões, adicione o sal na carne e reserve. Sempre coloque o sal apenas depois de selar a carne, isso faz com que não desidrate e perca sucos e maciez.
Espero que tenham gostado.
Beijos,
Bru.
2 Responses
Adorei essa receita Bru
Oiiiii Luuuu!!!
Que bom ter vc por aqui! Apareça mais vezes =)))
Fico feliz que tenha gostado, se fizer me conta, tá?!
Bjinhos, saudades <3