Eu e meu marido começamos a fazer esse nhoque de mandioquinha com molho funghi (também chamam de batata salsa, batata baroa, mas é tudo mandioquinha) quando estávamos noivos, por isso por aqui, ele se chama Nhoque dos Noivinhos! Acontece que por mais que a gente ame nhoque, é difícil de encontrar um assim bem macio, pequeno e saboroso… Por isso gostamos de fazer em casa. Ah, além disso, é bem, facinho… Você vai gostar!
Ingredientes para o nhoque de mandioquinha:
– 1 kg de batata salsa (mandioquinha)
– 2 batatas médias
– 1 colher (sopa) de açúcar refinado
– 1 colher (sopa) de sal
– 2 colheres (sopa) de manteiga
– 3 ovos inteiros
– 1 xícara de maizena
– 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
– 1 pitada de noz moscada
– 1 pitada de pimenta do reino
Modo de preparo do nhoque de mandioquinha:
– Descascar e lavar as batatas e cozinhar no microondas dentro de um saquinho plástico até ficar bem molinha (cerca de 6 minutos, variando de acordo com cada micro-ondas, fazendo pausa e virando o saquinho a cada 2 ou 3 minutos).
– Moer muito bem as batatas em um espremedor de batatas, triturador ou garfo. Esperar esfriar um pouco (temperatura ambiente).
– Juntar todos os ingredientes em uma bacia grande e amassar bem, como se estivesse fazendo pão, adicionando aos poucos, se necessário, farinha de trigo até desgrudar das mãos.
– Enrolar em uma bola grande e deixar descansar na bacia por 10 minutos (coberto com plástico filme).
– Enrolar em tirinhas finas e cortar quadradinhos pequenos, salpicando sempre uma pequena quantidade de trigo na bancada para que não grude.
– Cozinhe em água fervente até os quadradinhos boiarem na água, retirando-os com uma escumadeira e colocando no refratário que for servir.
– Adicione por cima o molho de sua preferência e sirva com queijo ralado.
(Serve de 6 a 8 pessoas)
Dicas Rápidas:
- Cozinhar as batatas no microondas, e esperar esfriar um pouco antes de misturar tudo, faz com que elas fiquem sequinhas e precisem de menos trigo, deixando o nhoque mais leve. Para cozinhar no microondas, basta adicionar as batatas em um saquinho de verduras, virar a pontinha para baixo, e virar a cada 2 ou 3 minutos. Se preferir, cozinhe no vapor, não é igualzinho, mas pelo menos fica mais sequinho do que cozinhando na água.
Sugestão de Molho para acompanhar: Receita de Molho Funghi Secchi que rende um montão
Atenção: Sempre que fazemos essa receita de nhoque de mandioquinha com molho funghi, servimos metade com esse molho, e metade com um molho vermelho. Portanto, apesar desse molho funghi render muito, serve apenas metade da receita acima, ok?!
Ingredientes para o molho de Funghi Secchi:
– 1 pacote pequeno de Funghi Secchi
– 1 pacote pequeno de Funghi Porcini
– 2 colheres de sopa de farinha de trigo
– 1 cebola pequena bem picadinha – Opcional: Adicionar 2 dentes de alho picadinhos
– Leite integral
– 1/2 tablete de Manteiga (100g)
– 1 Creme de Leite fresco (nata)
– Sal
– Noz Moscada
– Pimenta do Reino (opcional)
Modo de Preparo Molho Funghi:
– Lavar várias vezes o funghi em água corrente, e hidratar em 1 xícara de água morna + 2 colheres de sopa de conhaque, por no mínimo 30 minutos. (Opcional: Hidratar em 1 xícara de vinho branco seco morno).
– Depois de hidratado, pegue o líquido em que ele foi hidratado e passe-o por um coador de café para retirar uma certa “areia” que vem no funghi, pois vamos utilizá-lo no molho. Pique o funghi no tamanho que desejar.
– Em uma panela, adicione a manteiga. Quando derreter, coloque o funghi e logo após a cebola (e o alho se estiver usando).
– Assim que a cebola dourar adicione o trigo, espere dourar um pouco, e aos poucos adicione leite, preferencialmente batendo com um fouet para que o molho fique mais lisinho (mesmo processo do molho branco tradicional).
– Quando já estiver mais consistente, adicione a água em que o funghi foi hidratado e ferva um pouquinho…
• Quando chega nesse ponto do molho, eu coloco no liquidificador e dou uma batida, pois gosto que fique bem cremoso, e que parte do funghi se desmanche junto com o molho… Se você não se importa com isso, basta adicionar o creme de leite fresco na panela mesmo…. Se não, bata um pouquinho no liquidificador, volte para a panela e ai sim adicione o creme de leite!
– Regule o sal e adicione uma pitada de noz moscada e uma pitada de pimenta do reino
Dicas Rápidas para o molho Funghi:
– Antes de começar, você pode aromatizar o leite, agregando mais sabor ao molho: para isso, basta adicionar ao leite uma folha de louro espetada com alguns cravinhos em uma cebola cortada ao meio, e amornar.
– Se o molho ficou muito fino, basta colocar 1 colher de maizena em um pouquinho de água, mexer bem, adicionar no molho e ferver até engrossar no ponto que você quer!
– Se quiser um molho ainda mais rico, você pode refolgar shiitake fresco na manteiga, cortado em tirinhas e adicionar no final.
– O molho rende bastante, e pode servir tanto com massas quanto com carnes.
6 Responses
Adorei!!! Vou fazer hoje!
Vic, depois venha aqui me contar o que achou, tá?! Bjinhos
Qual a quantidade de creme de leite
Oi Doris!
1 pote de Nata de 300g. Bjs!
Amei seu blog; deveria ter o campo para receber atualização
Oiiii!
Que bom que vc gostou.
Vou tentar colocar!
Bjs