Ontem eu montei uma mesa de frios com Queijos e Vinhos para eu e meu marido passarmos uma noite gostosa na companhia um do outro, mas além de uma opção romântica, Queijos e Vinhos é um ótimo tema para receber amigos também.
Além disso, como praticamente tudo é comprado pronto, não dá tanto trabalho, a não ser pela montagem das tábuas de frios, que tem que ser caprichadas! Venham comigo ver essa
Mesa de Queijos e Vinhos
Vamos ver os detalhes?
Nessa tábua coloquei queijo Taleggio cortado, azeitonas defumadas, amêndoas defumadas, e um queijo duro.
O Taleggio é um queijo de interior mole, lembrando um pouco o brie. O queijo duro que servi foi o Picobello Vermelho (extra maturado), mas também pode ser Parmesão, Grana Padano, Prima Donna vermelho (amo!) As azeitonas defumadas eu trouxe da Argentina, e achei uma delícia, eu adoro comprar azeitonas na Argentina. As amêndoas defumadas aqui em Curitiba eu encontro com facilidade no Mercado Municipal e em alguns empórios “gourmet” que vendem castanhas e outras delícias a granel (como o Armazém Seu Luiz e a Queijos e Vinhos Delicatessen)
Nessa tábua maior, coloquei pão cortado em fatias para acompanhar os queijos, mas a estrela dessa tábua foi a Burrata, que servi acompanhada de tomatinhos cereja temperados com sal, pimenta do reino, azeite de oliva e um pouquinho de balsâmico cremoso, e presunto de parma. Os galhinhos de alecrim eram apenas decorativos. Ah, já sei! Você quer saber o que é Burrata, né?! Vamos falar sobre ela olhando um pouco mais de pertinho:
A burrata é um queijo delicado e suave. Feita principalmente de leite de búfala, tem uma casca de mussarela e o interior cremoso. Deve ser servida fria, e além de antepasto, pode ser usada também em saladas. Meu marido é apaixonado por esse queijo.
Esse brie ficou um espetáculo. Depois de eu consertar a bobagem que eu fiz, é claro… Rsrs Acontece que eu salpiquei muita Flor de Sal em cima dessa peça de brie que cobri com um caramelo artesanal MA-RA-VI-LHO-SO da Vilagridoce, e ficou muito, muito salgado. Resultado: tive que tirar o sal (passando o queijo por água fria corrente e secando com papel toalha) e depois cobri novamente com MUITO caramelo delicioso. As barquinhas são para acompanhar o brie, servindo de base para ele.
No pratinho acima, fiz uma misturinha para passar no pão ou crostinis que aprendi em Buenos Aires. Basta misturar uma colher de queijo Parmesão ou Grana Padano ralado, uma gotinha de pimenta, uma gotinha de balsâmico e azeite de oliva.
A ultima “graça” da noite, foi esse fondue da Nugali Chocolates (que confesso que não conseguimos comer nesse dia, era muita comida para dois… Rsrs). Esse fondue de chocolate vem em um potinho de cerâmica, e basta aquecer no microondas para estar pronto para consumir. Para acompanhar, morangos, maçã, ponkan e banana. As frutas estavam inteiras para que não ficassem escuras enquanto a gente não comesse.
Mais uma fotinho da visão geral da mesa para vocês verem… E ai, o que acharam? Uma ótima ideia para uma noite gostosa a dois, não é mesmo?!
8 Responses
Vc faz essa mesa pra vender?
Estou de mudança para Curitiba. Faço 1 ano de casada dia 25 de agosto.
Quero muito essa mesa, mas não tenho “habilidades” para montá-la sozinha. Me ajuda, por favor!!!
Oi querida!
Seja bem vinda a Curitiba.
Te respondi no Instagram, direct.
Bjinhos
Bia noite! É necessário salpicar flor de sal no queijo brie antes de colocar o caramelo?
Oi Nathalia!
Só use flor de sal se você quiser um toque salgadinho. Eu coloquei depois do caramelo, mas prefiro comer sem sal mesmo… Bjs!
Oi Bruna! Seu blog e seu instagram são muito legais, já estou seguindo! 😀
Adorei a explicação de tudo, mas faltou uma coisinha para quem (como eu) nunca comeu burratta hahaha Vai que um dia me deparo com uma tábua linda dessas e não vou saber o que fazer hehehe Então, como comer? Pega com uma espátula? Ou passa o pãozinho como se fosse um molho? Obrigada!
Que ótimo, Andressa!
Obrigada pela visita, bjinhos
Que mesa linda!
Adorei!
Que bom que você gostou, minha querida!
Obrigada pela visita!
Bjinhos